Fisioterapia: atenção e cuidado na promoção e reabilitação da saúde

Há 17 anos formando profissionais, curso na UPF é destaque e possibilita várias formas de inserção no mercado

Universidade de Passo Fundo

Em seus 47 anos de história, a Universidade de Passo Fundo (UPF) formou milhares de profissionais nas mais diversas áreas do conhecimento. Das graduações que integram a área da saúde, o curso de bacharelado em Fisioterapia se destaca por vários fatores, tais como a infraestrutura, o corpo docente, e o expressivo índice de 829 fisioterapeutas formados em seus 17 anos de existência.

Tendo como objetivo a formação de fisioterapeutas comprometidos com os princípios éticos, com senso crítico, e que sejam capazes de atuar na assistência individual e coletiva, na prevenção e na reabilitação de alterações de saúde, a graduação está localizada junto às dependência da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), Campus I. No local, os acadêmicos têm a possibilidade de atuar na clínica escola e nos laboratórios modernos, por meio de aulas práticas, estágios supervisionados e ações de pesquisa e extensão universitária.

Os espaços viabilizam a formação técnico-científica e possibilitam uma iniciação científica de qualidade. Segundo o coordenador, professor Me. Fabiano Chiesa, na clínica, referência na região, a maioria dos  atendimentos realizados são de pacientes oriundos do SUS. “Há mais de 20 mil metros quadrados, divididos entre a clínica e os laboratórios de especialidades, entre eles o de cardiopulmonar, o de biomecânica, o neurofuncional, o dermatofuncional, o de uroginecologia, o de ortopedia e traumatologia, e o de saúde do trabalhador”, conta.


Reconhecimento nacional motivado pelos diferenciais

Com duração de dez semestres, sendo o último de estágio supervisionado, e com aulas ministradas nos turnos da manhã e da tarde, o curso possui diferenciais, como as parcerias com empresas e órgãos públicos, que enfatizam a atividade prática e estimulam a visão empreendedora do estudante, preparando-o para o domínio de novas tecnologias e tendências. Além disso, a graduação é bem avaliada pelo Ministério da Educação (MEC), conquistando, numa escala de 1 a 5, conceito 4.

De acordo com Chiesa, a Fisioterapia da UPF é citada todo ano no Guia do Estudante, da editora Abril, com 4 estrelas, e já foi referida, pelo ranking da Folha de São Paulo, como um dos 3 principais cursos da área do RS, principalmente devido a questões relacionadas à pesquisa, à internacionalização e ao mercado de trabalho.

Com a proposta de oportunizar a continuidade de formação aos alunos, a graduação ainda oferece cursos de pós-graduação que atendem às demandas solicitadas e de mercado. Segundo o professor, inúmeros estudantes já cursam residência multiprofissional e o mestrado em Envelhecimento Humano.

Atuação em diversas esferas

O mercado de trabalho da Fisioterapia é amplo e nele  o profissional tem a possibilidade de exercer suas atividades de forma autônoma, em associações esportivas, clubes e academias, clínicas de cirurgia plástica e estética e em centros de atenção à saúde. Também pode atuar no atendimento hospitalar clínico e cirúrgico e nos serviços de urgência, emergência e terapia intensiva.

“Ao final do curso, os egressos da UPF são capazes de desenvolver ações de saúde no âmbito da promoção e da reabilitação individual e coletiva, bem como de intervir em problemas ou situações de saúde e doença, considerando o contexto social e econômico da população, fundamentado no perfil epidemiológico da região na qual trabalham. Eles ainda estão aptos a planejar e oferecer assistência humanizada, integrar equipes multiprofissionais e buscar e produzir conhecimento por meio das atividades investigativas, que lhes permitem investir em sua permanente educação”, comenta o coordenador do curso.

Fisioterapia: atenção e cuidado na promoção e reabilitação da saúde
  1. Section 1