ICB e Iceg celebram 45 anos de criação

Unidades acadêmicas tiveram, ao longo de quatro décadas e meia, importante papel na formação de profissionais

Universidade de Passo Fundo

O ano de 2015 marca diferentes celebrações na UPF. Os institutos de Ciências Biológicas (ICB) e de Ciências Exatas e Geociências (Iceg) completam 45 anos de fundação. Juntas, as duas unidades acadêmicas já formaram quase 6 mil profissionais, em diversas áreas do conhecimento, especialmente professores que ajudaram a difundir conhecimentos pela região e em todo o Brasil. Congregam, ainda, 13 cursos de graduação (bacharelados, licenciaturas e tecnólogos), além de cursos de pós-graduação lato e stricto sensu.

O reitor da UPF José Carlos Carles de Souza destaca a importância da dupla celebração. “Este é um momento para resgatar, valorizar o passado e projetar o futuro. É uma história que nos enche de orgulho”, salienta. A vice-reitora de Graduação compartilha da opinião. “É tempo de celebrar a vida que aqui se propaga, nasce e renasce todos os dias no pensamento dos alunos, professores e gestores. Reconhecemos a qualidade e a competência do capital intelectual aqui constituído, e celebramos também as relações, os afetos e as amizades construídos no decorrer dessa caminhada”, pontua, destacando o papel fundamental das duas unidades acadêmicas na formação de professores de diversos níveis.

A professora Jurema Schons, diretora do ICB, destaca que a unidade tem como missão colaborar com a produção e a difusão de conhecimento nas áreas de ciências biológicas e da saúde, oportunizando à comunidade regional a excelência do ensino integrada à pesquisa e à extensão comunitária. “O Instituto tem honrado o compromisso com a formação de pessoas que têm por missão atuar como agentes de transformação”, pontua. O ICB também já tem duas propostas de mestrado elaboradas, que serão enviadas para a Capes neste ano: em Ciências Ambientais e em Ciências da Saúde.

O diretor do Iceg, professor Cristiano Cervi, destaca o comprometimento de todos os envolvidos ao longo desses anos. “Há 45 anos, o Iceg vem formando cidadãos com postura crítica, ética e humanista, honrando a missão de nossa Universidade. Esses 45 anos de história foram construídos com a dedicação das pessoas que trabalharam com responsabilidade, ética, e comprometimento”, salienta. O Iceg também tem importante contribuição no campo da inovação tecnológica, por meio da articulação do Polo de Exportação de Software do Planalto Médio e do Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio. “As ações desses projetos estão promovendo o desenvolvimento sustentável, atraindo investimentos e mudando a matriz produtiva local, tornando Passo Fundo uma referência estadual no âmbito de ciência e tecnologia”, ressalta Cervi.

ICB

A criação do ICB data, igualmente, de 1970, formalizada por portaria também assinada pelo reitor Murilo Coutinho Annes. Seus primeiros cursos foram Ciências – 1º Grau e Habilitação em Biologia (Licenciatura Plena), na forma de complementação dos estudos para o exercício do magistério. Ao longo das décadas, o Instituto ampliou o número de cursos de graduação oferecidos. Em 1977, iniciou o curso de Enfermagem, que, à época, era denominado Enfermagem e Obstetrícia; em 1980, passou a ser oferecido o curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena, que, posteriormente, foi dividido em Licenciatura e Bacharelado; o curso de Farmácia foi implantado em 1997; 2003 foi o primeiro ano em que o curso de Nutrição foi oferecido; e o curso superior de tecnologia em Estética e Cosmética passou a ser oferecido em 2009. Além desses, o ICB também oferta cursos de pós-graduação.

Iceg

O Iceg foi implantado pela portaria 06/70, em 17 de dezembro de 1970, pelo então reitor Murilo Coutinho Annes. O corpo social do Instituto é composto atualmente por quase 1,1 mil alunos, 98 professores e 22 colaboradores. Ao longo desses anos, a unidade já formou mais de 1,5 mil licenciados, bacharéis e tecnólogos nos nove cursos ofertados (licenciaturas em Matemática, Química, Física e Geografia; bacharelados em Química, Ciência da Computação e Engenharia de Computação; e tecnólogos em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e em Sistemas para Internet). Na pós-graduação, o Iceg atua aprimorando talentos por meio de diversos cursos de especialização e MBA, bem como em dois cursos de mestrado, o de Computação Aplicada e o de Ensino de Ciências e Matemática.

ICB e Iceg celebram 45 anos de criação
  1. Section 1